Rio Acima, 24 de Novembro de 2017 :: 25 visitantes online.

DIA DE SUPLEMENTAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO CARTÃO DE VACINA É SUCESSO EM RIO ACIMA

Publicado em 16/09/2017 19:22:18

Este sábado (16) foi dia de campanha de Suplementação da Vitamina A em Rio Acima. No total, 300 crianças de 1 a 5 anos de idade foram suplementadas, ultrapassando a meta estabelecida pelo Governo Federal que era de suplementar 139 crianças.

A deficiência de vitamina A é considerada uma das mais importantes deficiências nutricionais em crianças de 6 meses a 05 anos de idade, sendo a principal causa de cegueira (Xeroftalmia) evitável, que é um problema no sistema visual, que atinge três estruturas oculares: retina, conjuntiva e córnea, tendo como consequência a diminuição da sensibilidade a luz levando a um quadro de cegueira parcial ou total. Além disso, baixas concentrações de Vitamina A no organismo contribuem para a ocorrência de agravos à saúde, como diarreia e problemas respiratórios.

Rosângela Fortunato levou a neta Camile, de 3 anos, para tomar a cápsula de Vitamina A e elogiou a estrutura do Posto de Saúde do bairro Jatobá. “Não tenho nada a reclamar daqui. Hoje fui atendida rápido e os funcionários são bem atenciosos.”

De acordo com a nutricionista coordenadora da campanha na cidade, Márcia Abreu, uma alimentação balanceada e adequada é de grande importância para que essas concentrações se mantenham estáveis no organismo. “O problema é que, hoje em dia, existe um consumo muito grande de alimentos industrializados na infância e eles não oferecem a vitamina A, por isso a importância da suplementação.”, afirma.

Mesmo seguindo uma alimentação balanceada, Heithor Antônio, de 1 ano e 7 meses, estava presente no Posto de Saúde do Rosário para tomar a suplementação. “Como a nutricionista indicou, ele tem a alimentação mais natural possível, evitamos doces e industrializados, mas sempre que tem campanha, nós viemos”, disse a mãe, Katriny Simplício.

Mesmo depois da suplementação é importante manter uma alimentação rica em Vitamina A, encontrada em alimentos como fígado bovino, ovo cozido, leite de vaca integral, abóbora, mamão papaya, manga, cenoura, acerola, goiaba, melão, pitanga, tomate, agrião, alface lisa, brócolis, espinafre, couve e rúcula.

ATUALIZAÇÃO DO CARTÃO DE VACINAÇÃO

Também neste sábado, o cidadão rioacimense pode atualizar o cartão de vacinação nos PSF’s Jatobá, Centro e Rosário. A data, destinada a colocar as vacinas dos menores de 15 anos em dia, é considerada um marco nacional, mas a campanha continuará até 22 de setembro.

Da última segunda-feira (11) até hoje 40% do público já havia comparecido nas unidades de saúde para se imunizar. “Mas o nosso objetivo é alcançar 100% até o final da campanha”, afirma a enfermeira e coordenadora das campanhas de vacinação em Rio Acima, Ilza Martins.

A jovem Rafaelle Teixeira, de 11 anos, comparece com o pai Ademir Ramos Teixeira a todas as campanhas de vacinação. Por este motivo, hoje não precisou se imunizar contra nenhuma doença, já que estava com o cartão de vacinação em dia. “Eu vi que era para menores de 15 anos e a trouxe, caso faltasse alguma vacina”.

Para ele e a avó de Rafaelle, o atendimento dos postos de saúde que frequentam, do bairro Centro e Jatobá, ofereceram um atendimento rápido e eficiente para a família. “Atendem com muito carinho, até brincam com a gente.”, confirma a senhora Maria do Carmo Ramos.

Quem não pode comparecer às unidades de saúde neste sábado ou durante a última semana, pode procurar o PSF Centro, conforme explica a coordenadora Ilza. “Muitas pessoas não têm disponibilidade para vir durante a semana. Aqui em Rio Acima fazemos este trabalho de atender a população no geral a qualquer momento, mesmo fora do período de campanha. O importante é estar todo mundo imunizado.

Fonte: Ana Thereza Magnani