Rio Acima, 24 de Novembro de 2017 :: 23 visitantes online.

ESTUDANTES DE RIO ACIMA APRESENTAM PROJETOS EM SEMINÁRIO DO MEIO AMBIENTE

Publicado em 19/09/2017 23:18:53

Os alunos da Escola Municipal Honorina Giannetti e da Escola Estadual Santo Antônio participaram, nesta terça-feira (19), do I Seminário Regional de Saneamento Rural, Saúde e Qualidade das Águas, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em conjunto com a Emater-MG. Os estudantes foram convidados para desenvolver maquetes que representassem as propostas de tratamento de água e esgoto da Emater.

Sob a orientação da professora de ciências, as alunas do 6º ano da Escola Honorina Giannetti, Larissa, Gabriele, Milena, Sabrina e Bianca construíram um modelo que contemplava duas propostas: o círculo de bananeira e o tanque de evapotranspiração. O primeiro é um método de tratamento para “água cinza”, ou seja, água utilizada para lavar roupas, louça e tomar banho. Já o segundo método é utilizado para tratamento da “água negra”, aquela que sai diretamente dos sanitários.

“Um trabalho desse estimula várias habilidades que estão previstas no currículo, que vão além do conceitual, como o trabalho em grupo, a oratória e a escrita”, pontuou Daniela Campolina, professora responsável pelo grupo.

Já a aluna Sayara Kelly, do 9º ano da Escola Santo Antônio, apresentou um modelo de filtragem das nascentes, com o objetivo de reter impurezas e fragmentos que são encontrados na captação da água. “Foi a primeira vez que fizemos uma maquete. Achei muito legal porque, além do aprendizado, uniu muito a turma”, afirmou a jovem.

Para garantir o melhor resultado em termos de qualidade, o projeto da Sayara deve ser combinado com o desenvolvido pelo Lucas Moreira, também do 9º ano do Santo Antônio. Utilizando somente tubos de PVC e pastilhas de cloro, o “Clorador de Pastilhas”, como é chamado, tem a função de eliminar microorganismos. Após a ação do cloro, a água já sai pronta para consumo.

Para a professora orientadora, Ana Luiza Magalhães, ter a oportunidade de construir o projeto e apresentá-lo no seminário é um grande ganho não só para os estudantes, como para a comunidade em que vivem. “Os alunos têm muito contato com o meio rural e eles podem passar este conhecimento para frente. Isto que é o mais importante”, completou.